RESPEITO À NATUREZA

 

Produzir com materiais degradáveis em menor tempo é fundamental uma vez que é impossível reciclar 100% das latas produzidas.

 

O aço é fabricado a partir de minério de ferro, um recurso natural muito abundante no território brasileiro. Além disso, o consumo de água e de energia elétrica para a produção do aço é inferior aos de outros materiais.

 

As embalagens de aço degradam-se, em média, em um período de cinco a dez anos dependendo das condições climáticas e geográficas do ambiente de exposição. Este fator é muito importante, na medida em que é virtualmente impossível reciclar 100% das embalagens em circulação. A degradação ocorre em um curto espaço de tempo, sem qualquer interação negativa com o solo e o meio ambiente – as embalagens de aço degradam-se voltando à sua forma original de óxido de ferro.

 

VANTAGENS DA LATA

 

Vantagens da matéria-prima metálica

 

O aço é 100% reciclável e pode ser utilizado como matéria-prima sem perder suas propriedades.

 

O aço é 100% reciclável, isto é, se coletado e destinado corretamente a uma usina siderúrgica ou fundição, pode ser utilizado como matéria-prima sem perder suas propriedades. Esta afirmação se confirma no fato de que 60% do aço mundial é fabricado a partir de sucata de aço.

 

A cada ano, são recicladas no mundo 385 milhões de toneladas de aço. Este número mostra que a cada dia são recicladas mais de 1 milhão de toneladas; a cada hora 44 mil toneladas; e a cada segundo 12 toneladas.

 

Além disso, a utilização de sucata é parte integrante do processo produtivo, chegando, em alguns casos, a representar 80% da matéria-prima básica para a produção de novas chapas de aço.

 

Este fator facilita em muito a reciclagem do aço, pois existe um grande mercado em torno da sucata no Brasil, representado por inúmeros sucateiros de pequeno, médio e grande porte que compõem uma rede descentralizada e abrangente de pontos de recepção e encaminhamento de sucata de aço.

 

COMPROMISSO AMBIENTAL

 

Ser atual, fazer presente o futuro, é produzir com responsabilidade ambiental.

 

O aço por si só é um material sustentável, reciclável, degradável e que consome menos recursos naturais que seus concorrentes.

 

São muitos os fatores que influenciam em uma menor ou maior conformidade ambiental de uma embalagem. Dentre eles, pode ser citado: consumo de água e energia elétrica e recursos naturais;

reciclabilidade e degradabilidade do material; e, por fim, o potencial de reutilização da embalagem para outras aplicações. Dentro deste contexto ambiental, a embalagem de aço assume uma posição de destaque, por reunir uma série de atributos e características que lhe garantem uma conformidade ambiental muito superior aos demais materiais de embalagens.